Institucional

A Associação Pestalozzi

A Associação Pestalozzi é uma instituição beneficente com mais de 95 anos de atuação no Brasil, cujo nome é uma homenagem ao pedagogo Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), considerado um dos maiores educadores da era moderna.

A Associação Pestalozzi - uma das entidades mais respeitadas do Brasil - é referência no atendimento e assistência à pessoa com deficiência. Sua história é marcada pela pesquisa e inovação nos métodos educacionais e de inclusão social para pessoas com necessidades especiais. A fundadora da Associação Pestalozzi no Brasil, Helena Antipoff, foi a responsável pela elaboração e implantação de uma política de educação e assistência à pessoa com deficiência em nosso País. Iniciativa que beneficia hoje milhões de brasileiros, pobres e ricos, indistintamente.

A assistência abrange tanto o usuário dos serviços, quanto seus familiares. Possivelmente, o maior desafio da pessoa com deficiência é vencer o preconceito. Feito isso, suas limitações físico-intelectuais podem ser minimizadas com tratamento especializado, atenção e respeito. Por isso mesmo a Associação Pestalozzi não é uma organização que apenas se dedica ao tratamento da deficiência, aqui nós cuidamos do Ser Humano como um todo.

Quem Foi Johann Heinrich Pestalozzi?

Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) está entre os grandes homens que a humanidade já conheceu. Ficou órfão do pai ainda criança, viveu tempos de miséria e preconceito numa sociedade que separava cruelmente ricos e pobres muito mais do que hoje. Teve apenas a mãe como protetora e companheira de luta. Acreditava em Deus – mas não se dedicava à qualquer religião -, considerava-se um “Cristão”, na maior exatidão do significado da palavra.

Com muito esforço ingressou na universidade e completou os estudos. Tornou-se um pensador. Dedicou-se anos ao estudo da educação infantil, numa época em que não se dava muito valor ao assunto. Transformou a própria casa numa escola. Durante a guerra, protegeu crianças e refugiados.

J. H. Pestalozzi passou a vida pesquisando formas de melhorar o sistema de educação, dedicou-se às crianças carentes e é considerado um dos maiores educadores de todos os tempos. Por estas e tantas outras razões, a vida de Johann Heinrich Pestalozz - o pai da escola popular - se confunde com a história da instituição que leva seu nome, que hoje presta assistência gratuita à milhares de pessoas com deficiência em todo o Brasil.

A FEASPERJ

A Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, iniciou suas atividades em 2002, tendo como data de fundação oficial o dia 24 de setembro de 2003.

A FEASPERJ é uma associação civil, filantrópica, sem fins econômicos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, com duração indeterminada, de assessoramento, de caráter cultural, educacional, de assistência social, de saúde, de habilitação e reabilitação, de esporte e lazer, profissionalizante, e estudos e pesquisas, entre outros, de construção de novos direitos, provocação à cidadania, de articulação com órgãos públicos na defesa e garantia de direitos sociais para o fortalecimento de organizações no atendimento socioassistencial as pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e funcionais, e as suas famílias no âmbito do estado do Rio de Janeiro, congregando as associações Pestalozzi e outras entidades análogas.


Diretoria da FEASPERJ


Mandato 2021 a 2024
José Raymundo Martins Romeo

Presidente de Honra

Claudinéa de Macêdo Afonso

1ª Secretária

Célia Regina Ribeiro de Freitas

Presidente

Adélia Mattos Lima

2ª Secretária

Carlos Alberto Soares

1º Vice-presidente

Candida Maria Pereira do Carmo

1ª Tesoureira

Gastão Antônio Cosate Tavares

2º Vice-presidente

Maria de Fátima Bocafoli Zanon

2ª Tesoureira

Conselho Fiscal